
Caros cibernautas que navegam por esta mui nobre pagina, vou-vos falar dum assunto que toca em particular a todos os mogadourenses, e em geral a todos os portugueses..Hoje na casa da cultura de Mogadouro decorreu uma sessão de esclarecimento sobre a energia nuclear, algo a que todos os mogadourenses deviam ter assistido para se informarem melhor sobre este tipo de energia e para depois não mandarem bitaites do genero, a energia nuclear é má porque sim, e porque a central nuclear de Chernobyl explodiu, e porque sou estupido de mais para perceber as vantagens e as desvantagens, e porque me doi o dedo mindinho do pé esquerdo,etc.
Antes de mais, convém explicar em linhas gerais o funcionamento de uma central nuclear.Uma central nuclear tem com finalidade produzir electricidade a partir de enegia nuclear, onde através de uma reacção nuclear se produz calor que por seu lado é empregado por um ciclo termodinamico convencional para mover um alternador e produzir energia elétrica.
As centrais nucleares apresentam um ou mais reatores, que são compartimentos impermeáveis à radiação, em cujo interior estão colocados barras ou outras configurações geométricas de minerais com algum elemento radioativo (em geral o urânio).
As reacções nucleares, por suas características, são altamente perigosas. A perda do controle durante o processo pode elevar a temperatura a um valor que leve a fusão do reator, e/ou ocorrer vazamento de radiações nocivas para o exterior, comprometendo a saúde dos seres vivos.
A energia nuclear além de produzir uma grande quantidade de energia electrica também produz resíduos nucleares que devem ser isolados em depósitos impermeáveis durante longo tempo. Por outro lado, os reatores das centrais nucleares não produzem gases toxicos, que é a característica da combustão dos combustiveis fósseis.
Como é obvio, uma central nuclear tem vantagens e desvantagens, existem resíduos provenientes das reacções nucleares que terão uma vida mais longa do que qualquer civilização conhecida na história da Humanidade. Os resíduos nucleares resultantes das centrais possuem uma extrema perigosidade e não existe ainda qualquer solução de tratamento, apenas se estão a dar os primeiros passos para o seu armazenamento em reservatórios no subsolo, ou seja, apenas os podemos amontoar num local que, todos esperamos, seja suficientemente seguro para resistir vários milhares de anos à acção dos próprios resíduos.Uma central nuclear não diminui a dependencia do petroleo, como erradamente se pensa, pois pensem comigo, uma central nuclear produz o que?Exactamente meus amigos, produz energia electrica..Mas no entanto, a principal vantagem da energia nuclear é a não utilização de combustiveis fósseis, não lançando na atmosfera gases tóxicos, e não sendo responsável pelo aumento do efeito de estufa.
Mas o que verdadeiramente me leva a ser contra o nuclear é a sua localização. A localização de uma central desta natureza implica um conjunto de condições, entre elas, a necessidade de dispor de grandes quantidades de água. Nenhum dos nossos rios possui condições para, em alturas do Verão ou de períodos de seca, garantir os caudais de segurança. Sendo Portugal um país onde os recursos hídricos não abundam, sendo necessário preservá-los para fins mais nobres, como o uso humano, ou o uso agrícola, tal implica que uma central nuclear só poderá ser instalada junto ao litoral, e nunca em Bemposta como se previa...Além do mais com a construção de uma central naquela zona, a paisagem vai ser irremediavelmente afectada, assim como todo um ecossistema vai ser sujeito a mudanças drásticas com a chegada de uma central..
Se ainda continuas a ler este texto, dou-te os meus sinceros parabens, acabaste de te tornar uma pessoa mais culta, e neste momento estas parcialmente apto a mandar bitaites sobre este assunto..Da proxima vez que este assunto vier ao de cima, as pessoas que te rodeiam, olhar-te-ão com respeito e admiração..Tornar-te-ás um Deus aos olhos delas!
Despeço-me pedindo desculpa a quem achou o texto maçudo e sem interesse, aos outros, estendo um apelo, a lutar pelos nossos ideiais, e por aquilo que é melhor para Mogadouro!
ABC